domingo, 13 de fevereiro de 2011

IPATINGA SOFRE COM ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA COPASA

As caixas d’água das casas dos moradores da rua Cânticos, como a do pedreiro Sandro Henriques, chegaram a secar completamente

IPATINGA – Uma situação inimaginável nos centros urbanos é a falta de água nos domicílios. Ainda mais se pensarmos no caso de Ipatinga, uma cidade em constante desenvolvimento. Contudo, essa é uma realidade mais presente do que se imagina.

Os moradores da rua Cânticos, no bairro Canaãzinho, sofrem frequentemente com a falta de água. Segundo relatam, as interrupções do fornecimento de água pela Copasa são comuns, fazendo com que fiquem privados do “precioso líquido” por algumas horas.

Desde a última quinta-feira (3) os moradores daquela rua estão sem água. A princípio, eles se viraram com o restante armazenado na caixa, mas como já se passaram sete dias desde o início do problema, as reservas se esgotaram. Nesse quadro, fazer a higiene pessoal e as atividades do lar (lavar roupa, vasilhas, quintal) estão comprometidas.


Os moradores da rua Cânticos têm que se deslocar para a casa de parentes ou amigos que vivem em outras localidades para suprir as necessidades básicas. “Eu estou com um filho recém-nascido e tive que ir para a residência da minha sogra para cuidar dele, porque na minha casa não tem nenhuma condição”, contou a dona de casa Kelly Magalhães.

Outra alternativa mencionada é a boa vontade de um vizinho que possui poço artesiano em sua casa. “Nossa sorte é que um vizinho tem um poço artesiano e está deixando a gente encher baldes lá, mas não é a mesma coisa, né?”, comentou a aposentada Elza Henriques Andrade.

Os moradores disseram que, desde a interrupção do abastecimento começaram a ligar para o telefone de atendimento da concessionária de água (115), mas sem sucesso.

“Nós (moradores) ligamos várias vezes e nada. A linha só dava ocupada. Consegui falar uma vez, mas fui informado que era de Belo Horizonte e que teria que tentar falar com os responsáveis pela estatal em Ipatinga. Na segunda-feira (7) é que consegui um posicionamento da Copasa, quando fui até à sede da empresa, no Cidade Nobre. Eles disseram que já tinham conhecimento do problema e que já estavam tomando providências. Mas acontece que ainda estamos sem água”, indigna-se José Henriques Andrade.

PROVIDÊNCIAS

A Copasa informou, em nota, que foi feita uma pesquisa no sistema de informações e não foi constatado registro de reclamação de falta de água proveniente de nenhum morador da rua dos Cânticos no período entre 1º e 4 de fevereiro.

Procurado pela reportagem do DIÁRIO DO AÇO, o gerente da Copasa do distrito do Vale do Aço, Eduardo Ferreira de Carvalho, disse ter conhecimento do problema detectado na rua Cânticos e que a concessionária já estaria trabalhando para o restabelecimento do serviço.

Por volta das 17h30 de terça-feira (8), ele voltou a entrar em contato com o jornal, alegando que a situação estava se normalizando, com o abastecimento sendo restaurado aos poucos.

Os moradores confirmaram que, no final da tarde de terça-feira, a água começou a voltar, mas disseram que teria sido somente uma espécie de "alarme falso".

"No final da tarde de ontem (terça) a água começou a voltar. Mas foi só para frustrar nossas expectativas, porque a gente abria a torneira e só saía um 'pouquinho' d'água. Para se ter uma ideia, não chegou nem a encher a caixa", contou o pedreiro Sandro Henriques Andrade.

Eduardo confirmou que as interrupções realmente ocorrem e que são, normalmente, em decorrência de fechamento de registros para a execução de serviços de manutenção nas redes.

Com relação à situação específica da rua no bairro Canaãzinho, o gerente da Copasa disse que não tinha conhecimento mais profundo sobre a origem do problema, mas que estudos técnicos serão realizados pela empresa.

Repórter : Victor Tancredo Matéria Jornal Diário do Aço dia 10/02/11

2 comentários:

  1. Futuro sombrio,

    Temos na reportagem um pouco do que pode acontecer com nossa cidade depois da vinda da COPASA para SL.E para nos servidores entao, vai ser uma maravilha, vejam....Quadro residual na prefeitura ou quem sabe uma secretaria de aguas?? so Deus sabe. ou se..............fossemos para COPASA(so alguns), seriamos funcionarios(nao mais servidores) relampagos, com tempo contado para ganhar aquela pe na....., e adeus a trienios, vintenarios e etc. coordenadorias, cargos de confianca(rsrsrsrsr)e por fim tentar concursos(sem comentarios).
    Pensem bem nisso, pois ninguem, veja bem, ninguem estara a salvo.

    ResponderExcluir